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Pão de Queijo de Batata Baroa – Sem Lactose e Sem Glúten

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Pão de Queijo de Batata Baroa: Estão diferentes porque usei ervas e condimentos

Esta é uma das receitas que faço com mais frequência aqui em casa, para meu lanche ou para receber os amigos. O Pão de Queijo de Batata Baroa é uma receita sem lactose e sem glúten. Na realidade, trata-se de um falso Pão de Queijo, apesar de ter a textura do autêntico pão de queijo mineiro.

Esta receita é muito fácil e rápida. Geralmente gasto 15 minutos para fazer e mais uns 15 para assar. Gosto de usar até três tipos de ervas ou condimentos diferentes. Fica uma delícia e ninguém diz que não é pão de queijo de verdade!

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Pão de Queijo de Batata Baroa tem a textura do autêntico pão de queijo

Ingredientes
250 ml água
150 ml óleo (diminuí para 1/4 de xícara)
500 gramas de polvilho doce (pode ser de polvilho azedo, mas eu prefiro o doce)
uma colher de sobremesa de sal
500 gramas de batata baroa (também conhecida como cenourinha amarela ou mandioquinha)
Ervas finas à gosto. Pode ser órégano, majericão fresco ou em pó, coentro em pó, alho desidratado, curry ou até mesmo tempero indiano.

Modo de fazer:
Coloque o polvilho e o sal numa tigela (que resista ao calor) e reserve. Em seguida, aqueça a água e o óleo para escaldar o polvilho. Jogue a mistura sobre o polvilho e vá misturando com uma colher. Tente umidificar a maior quantidade de polvilho possível. Reserve.

Numa cozinhe as batatas baroas, pode até ser com casca. Depois, amasse as batatas até virar um purê. Misture este purê com o polvilho escaldado já morno. Acrescente um ovo e misture até ficar uma massa homogênea.

Coloque um pouco de óleo numa xícara para untar as mãos. Escolha as ervas ou condimentos que quiser utilizar. Adicione as ervas à massa, faça bolinhas do tamanho desejado e coloque em assadeira.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus até dourar. Quando os pãezinhos começarem a rachar e ou ficarem corados no fundo, já estão prontos.

Dica: Se quiser dar um toque especial à receita, acrescente à massa cenoura ralada bem fininha.

O que você achou? Experimente e compartilhe com a gente o resultado!

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Seis poderosas dicas para conviver com a Intolerância à Lactose

lactose-intolerância Criei este blog em fevereiro de 2012, logo que descobri que fiquei Intolerante à Lactose. Assim como encontrei na internet relatos e dicas que me ajudaram a conviver com a Intolerância à Lactose, queria compartilhar com vocês o que aprendi e descobri desde então. Descobrir mais pessoas que convivem com o mesmo problema, ajuda a lidar com a IL de um jeito mais saudável.

Só para deixar claro, você não está doente porque ficou Intolerante à Lactose. A Intolerância à Lactose não é uma doença. Trata-se de uma desordem do aparelho digestivo, que ocorre pela ausência ou pouca produção da enzima lactase, principalmente em indivíduos adultos. Essa enzima, a lactase, serve para quebrar a lactose – o açúcar do leite, permitindo que ele seja transformado em glicose e galactose, e sejam absorvidos pelo corpo. Quando transformação não acontece, a lactose permanece no intestino, onde é fermentada por bactérias, causando geralmente desconforto abdominal, gases e diarreia.

Nos adultos, a Intolerância à Lactose pode surgir em qualquer fase da vida, porém tende a piorar com o avanço da idade, sendo mais comum e mais grave entre idosos.

Não existe tratamento capaz de fazer o corpo humano voltar a produzir a lactase. Contudo, os sintomas podem ser facilmente controlados com dieta restritiva de lactose.

Para ajudar quem já tem IL faz tempo ou quem descobriu recentemente, segue uma lista com seis poderosas dicas para conviver com a Intolerância à Lactose.médico-ou-nutricionista1- Procure um especialista
Não adianta achar que tem Intolerância à Lactose e cortar os derivados de leite da sua dieta sem necessidade. Produtos lactéos são importantes fontes de nutrientes, vitaminas e minerais para o nosso organismo e nos privar destes alimentos sem necessidade é prejudicial. Por isso, procure um médico ou uma nutricionista e solicite o pedido para fazer o Teste de Tolerância à Lactose.Alimentacao-equilibrada2 – Tenha uma alimentação equilibrada
Se você procurou um médico, fez o teste e ficou confirmada sua Intolerância à Lactose, agora é hora de você fazer a sua parte. É preciso fazer uma mudança verdadeira e permanente de hábitos. Em primeiro lugar, altere sua dieta. Corte a lactose – leite e derivados, ou substitua por produtos zero lactose (já acrescidos da enzima lactase).

A falta de produtos lácteos costuma causar uma redução dos índices de vitamina B12 no organismo. Procure um nutricionista para auxiliar na elaboração de um cardápio equilibrado, rico em alimentos de origem animal.

Também é importante que você reduza a ingestão de biscoitos, pães e bolos industrializados, assim como embutidos. Eles contém traços de leite por serem preparados em locais onde são processados produtos com leite. Dependendo do nível da sua intolerância, traço de leite já faz passar mal.lendo-rótulos3- Leia os rótulos
Como saber o que é seguro comer dentre as diversas opções de produtos industrializados? Leia os rótulos! Dá trabalho, mas aumenta e muito sua segurança alimentar. Você vai descobrir, por exemplo, que a maioria dos adoçantes em pó tem lactose.

4- Faça uma suplementação de cálcio na sua dieta
Calma, não é pra sair comprando os primeiros comprimidos de cálcio que você encontrar na farmácia. Mas sim, aumentar a ingestão de alimentos que contenham cálcio. Esses são alguns dos alimentos com elevados índices de cálcio: amêndoas, gergelim, castanha do Pará, sardinha, salmão, feijão, grão de bico, aveia, couve, brócolis, beterraba e laranja. Uma nutricionista poderá ajudá-lo a elaborar um cardápio rico em cálcio.

5- Tome sol
Também não adiantar aumentar o cálcio da sua alimentação se você não conseguir fixá-lo no seu organismo. Para isso, você precisa tomar sol. É a forma mais barata e prática de aumentar o nível de Vitamina D do seu organismo. Lembre-se de que o horário seguro para tomar sol é até às 10 horas e após às 16 horas. O gastroenterologista ou um endocrinologista podem solicitar o exame de sangue que indica a quantidade de vitamina D do seu organismo e dar as orientações necessárias para elevar o nível da vitamina no seu corpo.

atividades-fisicas6 – Pratique exercícios físicos regularmente
O que isso tem à ver com a Intolerância à Lactose? Diretamente nada, mas a prática regular de atividade física fortalece os músculos, os ossos, os tendões, acelera o metabolismo e ajuda a aumetar sua resistência imunológica. Isto é, melhora sua qualidade de vida como um todo. Estes já não são motivos suficientes para você começar a malhar?

Mais duas dicas bônus:
chá-erva-doce→ Tenha sempre em casa chás de Erva Doce, de Maracujá e de Camomila.
Chá de Erva Doce auxilia a diminiur o inchaço e os gases que se acumulam no abdômem, principalmente quando ingerimos produtos com lactose. E pra quê os chás de Maracujá e Camomila? Para ajudar a diminuir a ansiedade que a gente fica logo que descobre ser Intolerante à Lactose.

→ Comece a preparar seus próprios alimentos
Ok, sei que não é todo mundo que gosta ou tem interesse em culinária. Mas, para quem quiser experimentar, preparar nossos próprios pães, bolos, biscoitos, tortas, sobremesas e porque não, almoço e jantar, é bastante gratificante, além de garantir nossa segurança alimentar. Isto é, quando preparamos nossos alimentos, sabemos quais são os ingredientes e temos certeza de que não tem lactose no que vamos comer.

Fora, que produtos caseiros são mais saborosos. Outro dia, comprei waffer e um biscoito recheado, que só continham traços de leite (minha IL é moderada). Não achei a menor graça nesses produtos. Só tem gosto de açúcar e essências artificiais. O que eu faço em casa, cujas receitas compartilho com vocês, é muito mais gostoso.

Com estas dicas, você vai conseguir conviver com a Intolerância à Lactose de maneira mais tranquila do que imaginava. Dá trabalho e é um tanto mais caro do que a alimentação sem restrições. Mas se você seguir estas poderosas dicas, vai evitar aquelas incômodas cólicas e os gases, entre outros sintomas.

E você, quer compartilhar o que faz para conviver com a sua Intolerância à Lactose?