Seis poderosas dicas para conviver com a Intolerância à Lactose

lactose-intolerância Criei este blog em fevereiro de 2012, logo que descobri que fiquei Intolerante à Lactose. Assim como encontrei na internet relatos e dicas que me ajudaram a conviver com a Intolerância à Lactose, queria compartilhar com vocês o que aprendi e descobri desde então. Descobrir mais pessoas que convivem com o mesmo problema, ajuda a lidar com a IL de um jeito mais saudável.

Só para deixar claro, você não está doente porque ficou Intolerante à Lactose. A Intolerância à Lactose não é uma doença. Trata-se de uma desordem do aparelho digestivo, que ocorre pela ausência ou pouca produção da enzima lactase, principalmente em indivíduos adultos. Essa enzima, a lactase, serve para quebrar a lactose – o açúcar do leite, permitindo que ele seja transformado em glicose e galactose, e sejam absorvidos pelo corpo. Quando transformação não acontece, a lactose permanece no intestino, onde é fermentada por bactérias, causando geralmente desconforto abdominal, gases e diarreia.

Nos adultos, a Intolerância à Lactose pode surgir em qualquer fase da vida, porém tende a piorar com o avanço da idade, sendo mais comum e mais grave entre idosos.

Não existe tratamento capaz de fazer o corpo humano voltar a produzir a lactase. Contudo, os sintomas podem ser facilmente controlados com dieta restritiva de lactose.

Para ajudar quem já tem IL faz tempo ou quem descobriu recentemente, segue uma lista com seis poderosas dicas para conviver com a Intolerância à Lactose.médico-ou-nutricionista1- Procure um especialista
Não adianta achar que tem Intolerância à Lactose e cortar os derivados de leite da sua dieta sem necessidade. Produtos lactéos são importantes fontes de nutrientes, vitaminas e minerais para o nosso organismo e nos privar destes alimentos sem necessidade é prejudicial. Por isso, procure um médico ou uma nutricionista e solicite o pedido para fazer o Teste de Tolerância à Lactose.Alimentacao-equilibrada2 – Tenha uma alimentação equilibrada
Se você procurou um médico, fez o teste e ficou confirmada sua Intolerância à Lactose, agora é hora de você fazer a sua parte. É preciso fazer uma mudança verdadeira e permanente de hábitos. Em primeiro lugar, altere sua dieta. Corte a lactose – leite e derivados, ou substitua por produtos zero lactose (já acrescidos da enzima lactase).

A falta de produtos lácteos costuma causar uma redução dos índices de vitamina B12 no organismo. Procure um nutricionista para auxiliar na elaboração de um cardápio equilibrado, rico em alimentos de origem animal.

Também é importante que você reduza a ingestão de biscoitos, pães e bolos industrializados, assim como embutidos. Eles contém traços de leite por serem preparados em locais onde são processados produtos com leite. Dependendo do nível da sua intolerância, traço de leite já faz passar mal.lendo-rótulos3- Leia os rótulos
Como saber o que é seguro comer dentre as diversas opções de produtos industrializados? Leia os rótulos! Dá trabalho, mas aumenta e muito sua segurança alimentar. Você vai descobrir, por exemplo, que a maioria dos adoçantes em pó tem lactose.

4- Faça uma suplementação de cálcio na sua dieta
Calma, não é pra sair comprando os primeiros comprimidos de cálcio que você encontrar na farmácia. Mas sim, aumentar a ingestão de alimentos que contenham cálcio. Esses são alguns dos alimentos com elevados índices de cálcio: amêndoas, gergelim, castanha do Pará, sardinha, salmão, feijão, grão de bico, aveia, couve, brócolis, beterraba e laranja. Uma nutricionista poderá ajudá-lo a elaborar um cardápio rico em cálcio.

5- Tome sol
Também não adiantar aumentar o cálcio da sua alimentação se você não conseguir fixá-lo no seu organismo. Para isso, você precisa tomar sol. É a forma mais barata e prática de aumentar o nível de Vitamina D do seu organismo. Lembre-se de que o horário seguro para tomar sol é até às 10 horas e após às 16 horas. O gastroenterologista ou um endocrinologista podem solicitar o exame de sangue que indica a quantidade de vitamina D do seu organismo e dar as orientações necessárias para elevar o nível da vitamina no seu corpo.

atividades-fisicas6 – Pratique exercícios físicos regularmente
O que isso tem à ver com a Intolerância à Lactose? Diretamente nada, mas a prática regular de atividade física fortalece os músculos, os ossos, os tendões, acelera o metabolismo e ajuda a aumetar sua resistência imunológica. Isto é, melhora sua qualidade de vida como um todo. Estes já não são motivos suficientes para você começar a malhar?

Mais duas dicas bônus:
chá-erva-doce→ Tenha sempre em casa chás de Erva Doce, de Maracujá e de Camomila.
Chá de Erva Doce auxilia a diminiur o inchaço e os gases que se acumulam no abdômem, principalmente quando ingerimos produtos com lactose. E pra quê os chás de Maracujá e Camomila? Para ajudar a diminuir a ansiedade que a gente fica logo que descobre ser Intolerante à Lactose.

→ Comece a preparar seus próprios alimentos
Ok, sei que não é todo mundo que gosta ou tem interesse em culinária. Mas, para quem quiser experimentar, preparar nossos próprios pães, bolos, biscoitos, tortas, sobremesas e porque não, almoço e jantar, é bastante gratificante, além de garantir nossa segurança alimentar. Isto é, quando preparamos nossos alimentos, sabemos quais são os ingredientes e temos certeza de que não tem lactose no que vamos comer.

Fora, que produtos caseiros são mais saborosos. Outro dia, comprei waffer e um biscoito recheado, que só continham traços de leite (minha IL é moderada). Não achei a menor graça nesses produtos. Só tem gosto de açúcar e essências artificiais. O que eu faço em casa, cujas receitas compartilho com vocês, é muito mais gostoso.

Com estas dicas, você vai conseguir conviver com a Intolerância à Lactose de maneira mais tranquila do que imaginava. Dá trabalho e é um tanto mais caro do que a alimentação sem restrições. Mas se você seguir estas poderosas dicas, vai evitar aquelas incômodas cólicas e os gases, entre outros sintomas.

E você, quer compartilhar o que faz para conviver com a sua Intolerância à Lactose?

7 Respostas para “Seis poderosas dicas para conviver com a Intolerância à Lactose

  1. Minha filha de 3 anos é intolerante a lactose, descobri q ela era intolerante com 1 ano e 3 meses. A intolerância dela também não permite sequer comer alimentos que contenham traços de leite. Preparo toda a alimentação dela, até docinhos de festa, fazia os docinhos com leite condensado de soja, mas agora já existe também o leite condensado e o creme de leite sem lactose, que tem o mesmo gosto dos normais. Tem pessoas que falam: coitada, dá pra ela só um pouquinho. Mas quando a gente vê uma criança com 2 anos de idade se rolar no chão, não deixando nem a mãe (eu no caso) pegar no colo para dar remédio, você não fica com pena de que ela não coma os alimentos que todos comem. E ela, desde os 2 anos convive muito bem com a intolerância, ou seja, não come nada sem perguntar: Tem lactose? Mas acredito que seja porque nunca deixei ela ter vontade de comer os alimentos, sempre preparo tudo. Quando vamos a uma festa de aniversário levo os docinhos, o bolo, os salgadinhos, compro sorvete sem lactose, compro todos os produtos sem lactose; são caros, mas vale a pena ver uma criança convivendo bem com este problema, sem se privar de qualquer alimento.
    Mari

    • Olá Mari, tudo bom?
      Muito lindo seu depoimento, assim como sua dedicação e compreensão para com sua filha. Com certeza ela se sente amada e cuidada e vai lidar com estas e outras dificuldades que terá na vida, de uma maneira muito mais leve e saudável, devido ao seu carinho e exemplo.
      Obrigada pela visita!
      Volte sempre e compartilhe conosco sua experiência.
      Abração!

  2. Ola! ,descobri a duras penas que tinha intolerancia a lactose,pois nem mesmo um gastro me ajudou sofri dois anos terrivelmente,fazendo exames terriveis envasivos e dolorosos até que uma amiga me indicou um homeopata, que me indicou um remedio e que evitasse leite e derivados.Senti uma boa melhora.preocurei por outro gastro,que então me pedio que fizesse o teste. Bingo .
    Porem tive que descobrir sozinha que até salame tem lactose..ja tentei o leite varias marcas diferentes e todos eles me causam indisposição.o lactase esta dificil de adquirir, na minha cidade o lactosil que me foi indicado foi recolhido das farmacias desconheço outras marcas que tenham preço acesecivel pois sou de baixa renda renda.o que me aconselha? sou louca por leite e derivados ,porem tenho alergia a soja tambem. e na minha idade 66 anos é muito, muito dificil renunciar aos poucos prazeres que nos restam, que seria comer o que se gosta.

    • Olá Zaira, tudo bom?
      Para quem gosta de leite e derivados ou não consegue ficar sem tomar leite, felizmente já existem várias marcas de produtos sem lactose (com lactase). Experimente e veja se você consegue se adaptar. Sobre a lactase, tem gente que manda fazer em farmácia de manipulação. Eu nunca fiz isso, meu gastroenterologista não recomenda, por isso não sei se dá certo. E sempre fique de olho nos rótulos, eles são nossos aliados na segurança alimentar.
      Obrigada pela visita!
      Abração!

  3. Pingback: Queijo Parmesão Gran Mestri Zero Lactose | Jeito Saudável

  4. Dicas ótimas. Me ajudaram muito. Tenho 32 anos e descobri que sou intolerante a lactose a 5 meses numa conversa com uma amiga. Segui o conselho dela e me afastei do consumo de leite e derivados por um período e depois voltei, os sintomas voltaram e me deram sete dias de cólicas fortíssimas e diarreia. Desde então tenho me inteirado no assunto, me alimentando com os produtos “sem lactose” e me readaptando. Ainda é novidade pra mim por isso as vezes esqueço e passo mal. Vou procurar um médico e fazer o exame, acho que a minha IL é alta pois até refrigerante tipo cola me altera devido ao corante caramelo. Tenho sentido falta da pizza e da lasanha, mas já vi que existe alguma possibilidade de saboreá-las novamente. Obrigada por compartilhar.

  5. ola boa tarde descobri que tenho intolerancia a lactose a tres anos mais ate hoje nao sei lhe der direito com esse problema .

Deixe um comentário