Arquivo do mês: abril 2014

Pudim de Abacaxi Sem Lactose

Pudim de abacaxi (2)Que tal uma receita de sobremesa de abacaxi fácil de fazer e sem lactose? Esse é o Pudim de Abacaxi Sem Lactose que meu marido inventou para aproveitar uma lata de abacaxi em calda que tínhamos em casa.
Ingredientes:
– Duas colheres de sopa de amido de milho
– Uma xícara de chá de leite sem lactose (ou de baixa lactose)
– Quatro colheres de chá de Magro Açúcar Light
– 850 gramas de abacaxi em calda
Modo de fazer:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, separando algumas rodelas de abacaxi para decorar. Coloque a mistura em uma panela e vá mexendo em fogo baixo até ficar denso. Transfira o pudim para uma forma de pudim, decore com os pedaços que sobraram e deixe na geladeira até servir. A receita rende cerca de oito porções com aproximadamente 71 calorias por porção. Eu provei e aprovei!

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Você conhece a Castanha de Baru?

Gosto sempre de frequentar a Feira de Agricultura Familiar para descobrir novos sabores, novas opções, novos ingredientes. E este foi o caso da Castanha de Baru. Eu nunca tinha ouvido falar dela. Experimentei, gostei e fiquei impressionada com as qualidades nutricionais da castanha, que é rica em proteínas, fibras, magnésio, potássio e ferro, além de possuir alto valor energético.catanha de baruA primeira vez que comprei foi essa aí, do Empório do Cerrado. Ela vem salgada, pronta para o consumo. Uma delícia! O sabor parece uma mistura de castanha do pará com amendoim. Além de comer pura, gosto também de moer e colocar nos pães e biscoitos como ingrediente. baru1O Baru é nativo do cerrado brasileiro e das faixas de transição da Mata Atlântica para o cerrado. É encontrado em Minas Gerais (Triângulo Mineiro), São Paulo (norte do estado), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. E também na Bolívia, Paraguai e Peru. A árvore do Baru, o baruzeiro, pode chegar aos 25 metros de altura e está ameaçada de extinção em função da procura pela madeira e pelo nível de desmatamento do Cerrado.amendôa de baruA castanha de Baru não pode ser consumida crua, devido ao alto teor de tanino, que torna o Baru indigesto.  Se, por baixo da casca, as castanhas estiverem brancas, elas devem ser torradas até ficarem coradas. Atualmente, encontro o Baru no Mercado Central de Belo Horizonte, vendido em pacotes de 250 gramas. wpri-1809-baru

 

Receita colorida: Arroz Quatro Cores

Quatro cores, quatro sabores, num mesmo prato. Esta foi a ideia do Leo quando inventou esse Arroz Quatro Cores. Além de muito bonito e saboroso, é uma receita saudável, pois mistura beterraba, cenoura, espinafre e alho nesse arroz sem lactose.Arroz quatro cores 2
Ingredientes:
Uma xícara e meia de arroz
Meia beterraba pequena
Meia xícara de cenoura
2/3 de xícara de folhas de espinafre
3 dentes de alho
Sal a gosto
800 ml de água
Uma colher das de sopa de queijo cottage lacfree
Modo de fazer: bata a beterraba com 200 ml de água e o sal no liquidificador. Coloque na panela um terço de xícara de arroz e deixe cozinhar com a mistura. Depois de cozido, coloque o arroz num refratário e reserve.
Bata a cenoura no liquidificador com 200 ml de água e o sal. Em seguida, misture numa panela com cerca de um terço de xícara de arroz e cozinhe. Faça uma segunda camada de arroz, nivele e reserve.
Bata no liqüidificador o espinafre, 200 ml de água e sal. Misture com um terço de xícara de arroz e cozinhe. Faça a terceira camada de arroz, nivele e reserve.
Bata no liquidificador o alho, o queijo cottage,  200 ml de água e o sal. Misture com um terço de xícara de arroz e cozinhe. Faça a quarta camada de arroz. Asse o arroz em forno médio por cinco minutos ou até que ele esteja seco.
Tempo de preparo – 10 minutos. Cozimento – 40 minutos. Rende cerca de 12 porções.

Opção prática e sem lactose: Achocolatado Magro Light

Gosto se encontrar boas opções de alimentos sem lactose para compartilhar aqui no blog. E mesmo tendo cacau em pó e alfarroba em pó em casa, resolvi experimentar o Achocolatado Magro Light.529914-Achocolatado-Pó-Light-Magro-300gA principal característica deste achocolatado é que é prático: dissolve muito bem com leite frio. O Achocolatado Magro Light tem um sabor agradável. Puro, lembra o gosto do Nescau.

Achei que a quantidade sugerida – uma colher de sopa para 200 ml de leite – deixa a mistura muito forte. Uma colher de chá já deixa o leite com um gosto bom. E uma colher de sobremesa é mais do que o suficiente.Magro informação nutricionalA quantidade de calorias por porção é boa – 38 calorias, a mesma de uma colher de sopa de alfarroba. O preço varia entre R$7,10 e R$9,98, o que acho satisfatório para um achocolatado light.

Para quem não abre mão de um leite frio (sem lactose, né) com chocolate pela manhã, é uma boa opção.

Para dar mais sabor ao seu lanche – bolacha Prestígio

SAM_0503Toda semana eu faço biscoitos ou bolachas para garantir um lanche saboroso e sem lactose. Desta vez, adaptei uma receita que encontrei no livro ‘Cozinha Vegetariana – Biscoitos’ (que comentei no link https://jeitosaudavel.wordpress.com/2013/10/05/dica-de-livro-de-receitas/). O resultado é esta bolacha fofinha e bem saborosa.
Ingredientes
Uma xícara de farinha de trigo integral
Uma xícara de farinha de trigo
Quatro colheres de sopa de cacau em pó
Uma xícara e meia de coco ralado (úmido e adoçado)
Meia xícara de aveia
Meia xícara de creme vegetal
Meia xícara de água
Uma colher de sobremesa de açúcar light
Uma colher de sopa de fermento em pó químico
SAM_0507Modo de fazer: Misture todos os ingredientes em uma tigela, acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Com uma colher de sobremesa, faça as bolachas e coloque em uma forma untada e enfarinhada, ou forrada com papel manteiga. Asse por cerca de 30 minutos, ou até estiverem coradas por baixo, em temperatura média no forno pré-aquecido. Rende de 24 a 30 bolachas com cerca de 54 calorias.