Conhece o Café de Cevada?

Além de ter ficado intolerante à lactose, à alguns anos também não posso beber café. Parei com o café por recomendação médica, devido à gastrite nervosa. Apesar de não ter mais nada no estômago, não consigo mais tomar café. Quando insisto, tenho dor de cabeça, taquicardia e dificuldade para me concentrar. Por isso, passei a consumir café descafeinado.
Nesta semana, estava conversando com um amigo que comentou sobre o ‘Café de Cevada’. Fiquei curiosa e resolvi experimentar.aafe-de-cevada-sem-acucar-200g-superbomOk, não se trata exatamente de café, pois não é uma bebida produzida com o fruto do cafeeiro. Mas o ‘café de cevada’ tem cor, aspecto e sabor semelhante ao cafezinho, porém livre de substâncias que estimulam demasiadamente o organismo. Além disso, a bebida oferece as propriedades nutricionais do cereal.
A cevada é rica em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e de selênio e magnésio. O magnésio é utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos. O selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo. Por causa da grande quantidade de fibras, a cevada é considerada um alimento funcional.cevada-soluvel informaçõesComo não sei coar café, escolhi a cevada solúvel. O produto também pode ser encontrado na opção em pó torrado, mais barata que a solúvel. Comprei a embalagem de 300 gramas da Cevada Superbom no Mercado Central de Belo Horizonte por R$14,90. CEVADAUm pouco de história
A gente sabe que a cevada é um dos ingredientes da cerveja. E o que mais? A cevada (Hordeum vulgare) é uma gramínea cerealífera, a quinta maior colheita mundial e uma das principais fontes de alimento para pessoas e animais. De origem desconhecida e milenar, a cevada tinha grande importância para os povos antigos. O cereal foi levado à Europa e aos Estados Unidos nos séculos XVI e XVII por peregrinos e comerciantes. No Brasil, a cevada é principalmente cultivada na região Sul e Sudeste.cevada-em-grao-descascada-tostadaEm alguns lugares do mundo, como no norte de Portugal e em toda a Itália, o ‘café de cevada’ é um substituto muito popular do café.
A sugestão de preparo é três colheres (sopa) de cevada solúvel para uma xícara de bebida. Eu gosto de beber com leite quente sem lactose. Para mim, uma colher de chá já é o suficiente para uma bebida saborosa e bastante cremosa.

Atenção! A cevada possui o glúten em sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s