Lian Gong

Enquanto estive na faculdade, pratiquei Tai Chi Chuan. Foi ótimo e sempre tive vontade de voltar a praticar esta arte marcial, mas até o momento não obtive sucesso. Acabei descobrindo que no centro cultural do meu bairro há aulas de Lian Gong. Não é a mesma coisa, mas parte do princípio semelhante de realizar os exercícios lentamente.


O Lian Gong em 18 Terapias (Lian Gong Shi Ba Fa) é uma atividade física com movimentos suaves e firmes, que contribuem para aliviar as tensões musculares, trabalhando as articulações, a postura e a percepção dos sentidos. Os exercícios trabalham também as emoções e promovem a percepção do próprio corpo, estimulando o auto cuidado e a atenção com a própria saúde.

A prática integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental. O Lian Gong foi criado em 1974 pelo médico ortopedista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming com o objetivo de prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.


Os exercícios seguem os mesmos conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa que fundamentam a massagem Tui Na, a Acupuntura, a Fitoterapia chinesa e o Qi Gong: o Qi, os Meridianos e a relação Yin e Yang. Outras sequências tradicionais de exercícios terapêuticos chineses como o Ba Duan Jin (Exercícios dos Oito Brocados da Seda), O Jogo dos Cinco Animais e o Yi Jin Jing (Exercício dos Camponeses) serviram de inspiração para o Dr. Zhuang criar sua técnica.

O Lian Gong foi introduzido no Brasil em 1987 pela professora de filosofia e artes corporais chinesas, Maria Lúcia Lee. Em 2006, o Ministério da Saúde incluiu o Lian Gong em 18 Terapias entre as práticas da Medicina Tradicional Chinesa a serem oferecidas à população pelo SUS. O Lian Gong é oferecido em 156 unidades de saúde da Rede SUS-BH e conta com mais de cinco mil praticantes na capital mineira.


O sistema completo de Lian Gong em 18 Terapias é composto de três partes:
– 18 Terapias Anterior: exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.
– 18 Terapias Posterior: exercícios para prevenir e tratar de problemas nas articulações, tenossinovites e disfunções nos órgãos internos.
– 18 Terapias Continuação (I Qi Gong): exercícios para fortalecer as funções do coração e pulmão e prevenir e tratar de problemas das vias respiratórias.

Anúncios

2 Respostas para “Lian Gong

  1. Lian, adorei seu site. Li vários dos seus posts sobre lactose. Fiz alguns comentários que achei que poderiam ser construtivos e aqui vai mais um: um complemento alimentar chamado Lactaid. Não sei se você conhece mas, como andei conversando com muita gente e ninguém conhecia, resolvi te falar. Esse complemento tem lastases, para a digestão de lactose. Foi indicado pela minha gastro (óóóótima por sinal- se você for do Rio de Janeiro e precisar, te dou o telefone dela). Comecei esperimentando o Lactaid com pequenas porções de doces, como brigadeiros, tortas e barras de chocolate. Deu tudo certo. Um dia tomei coragem e pedi uma pizza da Domino´s em casa. Pedi logo La Bianca (Mussarela, mussarela de búfala, parmesão ralado, requeijão, manjericão e orégano. Olha quanto queijo!) comi com muito medo, eu tremia. Acabei comendo 3 pedaços e não senti ABSOLUTAMENTE NADA!!! O único inconveniente do produto é que não tem fabricação no Brasil. No Mercado Livre tem bastante gente vendendo. Fica meio caro mas acho que vale muuuuito a pena. Nos EUA tem baratinho no Wallmart. O que já esperimentei com tudo isso que te falei foi o Lactaid Original. Tem o Fast Act que ainda estou testando. Estou me sentindo mais segura com o Original. Ele é meastigável e é feito para ser tomado com a primeira mordida do alimento com lactose. Dura entre 30 e 45 minutos no organismo. Após esse tempo é recomendada a ingestão de outras cápsulas.
    Espero que tenha contribuído em alguma coisa! Beijos

    • Olá Marcela!
      Fico muito feliz por você ter gostado do meu blog. Quando descobri que tinha IL, encontrar blogs de pessoas que passam pela mesma situação foi muito reconfortante e esclarecedor.
      Sobre o Lactaid, várias pessoas já recomendaram. Mas como minha intolerância não é severa e o gastroenterologista não recomendou, simplesmente não experimentei esta possibilidade.
      Impressionante como estes remédios não estão à venda nas farmácias, não é mesmo?
      Obrigada pela colaboração.
      Beijo,
      Luciana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s