Pimenta-biquinho


A pimenta biquinho faz parte do grupo das pimentas aromáticas, ou de-cheiro. Pode ser encontrada em sacolões e supermercados in natura e, principalmente, conservada em água e vinagre. Ainda não há análise nutricional específica da pimenta-biquinho, mas tomando como comparação as outras pimentas tipo vermelhas-doces, podemos considerar que ela seja rica em sódio, fósforo, magnésio, cálcio, o betacaroteno (pró-vitamina A) e a vitamina C.

Comi pimenta-biquinho pela primeira vez em um bar aqui em BH. No começo, fiquei desconfiada da proposta da garçonete, mas quando chegaram as pimentinhas, caramelizadas, acompanhando um prato de carne… Hum, a boca enche d’água até hoje. Desde então, sempre que aparece a oportunidade, acrescentamos a pimenta-biquinho em algumas receitas. Agora, passamos a preparar conservas, para poder apreciar esta iguaria em saladas, molhos, etc.

Conserva de Pimenta-biquinho
Ingredientes
200 ml de vinagre branco
200 ml de cachaça
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal (opcional)
Pimentas selecionadas
Modo de preparo: Prepare uma calda com vinagre, cachaça, sal e açúcar, e leve essa mistura para ferver por 2 minutos. Branqueie as pimentas: coloque-as na água fervente e deixe-as ferver por cerca de 20 segundos. Retire-as da água e, imediatamente, transfira para um recipiente com água gelada. Em seguida, acondicione as pimentas em um vidro esterilizado e conclua com a calda quente por cima; se quiser enriquecer o sabor, acrescente à conserva dentes de alho ou cebola. Tampe o vidro e leve-o ao fogo, com a boca virada para baixo, em uma panela com água e uma flanela por baixo do vidro até ferver. Tire da água e somente depois leve a esfriar, para que o vidro não estoure. Deixe a conserva descansar, por uma semana, antes de começar a comer as pimentas. Com o passar do tempo, a pimenta-biquinho da conserva vai ficando cada vez mais macia e mais doce. Ótima para petiscos, saladas e o seu paladar quiser experimentar.

About these ads

12 Respostas para “Pimenta-biquinho

  1. EU TENHO UMS PEZINHOS DA PIMENTA PRO MEU USO MAIS TEM UMA DOENÇA Q TA DANDO UMA PINTA PRETA NO BIQUINHO ELA APODRECE E TEM UM BICHO COMENDO FICA CHEIO DE FARELOS DEBAIXO DO PÉ EU ADORO MAIS Ñ TEM COMO APROVEITAR NENHUMA………….

    • Olá Célia, obrigada pela visita.
      Realmente dói no coração da gente ver nossas plantinhas doentes…
      O ideal é que você procure uma flora ou alguma farmácia agroveterinária para que um especialista possa ajudá-la a tratar do seu pé de pimenta biquinho.
      Dê notícia quando conseguir recuperar a sua planta.
      Abraço e volte sempre!

      • Eh soh colocar cinza no pé de pimenta, pode ser aquela q sobra do carvão da churrasqueira. Mas tem que colocar bastante…

  2. quero saber se o pé de pimenta biquinho pode molhar todo o pé ou só embaixo.

  3. olá
    Gostaria de saber em que momento eu coloco o sal mencionado na receita, é colocado junto na calda? Obrigada. Maria josé

  4. olá, na hora que colocar o vidro para ferver, tem que ser agua ate cobrir o vidro, ou não?

    • Olá Maria,
      Obrigada pela visita. Que bom que você curtiu a receita.
      Sobre a sua dúvida, não, a água não precisa cobrir o vidro. Só precisa esquentar o vidro o suficiente para esterilizá-lo. Apenas tome cuidado para que o vidro não entre em contato direto com o metal da panela, se não ele racha. E espere o vidro esfriar completamente antes de guardar a conserva na geladeira.
      Abração!

  5. mas por quanto tempo pode guardar?

    • Olá Iolanda, obrigada pela visita!
      Você pode guardar a conserva de pimenta biquinho na geladeira, sem abrir o vidro, por até seis meses. Mas se abrir, tem que consumir em até 14 dias.
      Espero ter ajudado!
      Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s