O Dilema do Onívoro

Livro O Dilema do Onívoro

Neste post, faço uma dica de leitura: o livro ‘O Dilema do Onívoro’, do escritor e jornalista norte-americano Michael Pollan. A obra, uma mistura de reportagem, ensaio e depoimento pessoal, mostra a trajetória dos alimentos que ingerimos, desde o plantio até chegar aos nossos pratos, destacando a dependência dos EUA do milho, base da indústria de alimentos processados naquele país. O autor acompanha a produção industrial do milho, a produção de alimentos orgânicos e realiza uma pequena jornada para produzir uma refeição com alimentos obtidos através da caça e coleta. Além de desmistificar o que está por trás dos saborosos fast-foods e da qualidade dos produtos orgânicos, o ‘O Dilema do Onívoro’ propõe uma reflexão sobre as escolhas mais adequadas e possíveis para uma alimentação potencialmente saudável.

Pollan é colaborador da New York Times Magazine, professor de jornalismo na University of California, Berkeley (onde dirige o Programa de Jornalismo Científico e Ambiental), e autor de artigos e livros polêmicos sobre a indústria alimentar. A pesquisa para a realização de ‘O Dilema do Onívoro’ durou cinco anos.

Apesar do tema árido, a leitura é deliciosa e a reflexão muito necessária. Depois de ‘O Dilema do Onívoro’, difícil ver, e comer, fast-foods e comida processada do mesmo jeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s