Conhece o Café de Cevada?

Além de ter ficado intolerante à lactose, à alguns anos também não posso beber café. Parei com o café por recomendação médica, devido à gastrite nervosa. Apesar de não ter mais nada no estômago, não consigo mais tomar café. Quando insisto, tenho dor de cabeça, taquicardia e dificuldade para me concentrar. Por isso, passei a consumir café descafeinado.
Nesta semana, estava conversando com um amigo que comentou sobre o ‘Café de Cevada’. Fiquei curiosa e resolvi experimentar.aafe-de-cevada-sem-acucar-200g-superbomOk, não se trata exatamente de café, pois não é uma bebida produzida com o fruto do cafeeiro. Mas o ‘café de cevada’ tem cor, aspecto e sabor semelhante ao cafezinho, porém livre de substâncias que estimulam demasiadamente o organismo. Além disso, a bebida oferece as propriedades nutricionais do cereal.
A cevada é rica em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e de selênio e magnésio. O magnésio é utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos. O selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo. Por causa da grande quantidade de fibras, a cevada é considerada um alimento funcional.cevada-soluvel informaçõesComo não sei coar café, escolhi a cevada solúvel. O produto também pode ser encontrado na opção em pó torrado, mais barata que a solúvel. Comprei a embalagem de 300 gramas da Cevada Superbom no Mercado Central de Belo Horizonte por R$14,90. CEVADAUm pouco de história
A gente sabe que a cevada é um dos ingredientes da cerveja. E o que mais? A cevada (Hordeum vulgare) é uma gramínea cerealífera, a quinta maior colheita mundial e uma das principais fontes de alimento para pessoas e animais. De origem desconhecida e milenar, a cevada tinha grande importância para os povos antigos. O cereal foi levado à Europa e aos Estados Unidos nos séculos XVI e XVII por peregrinos e comerciantes. No Brasil, a cevada é principalmente cultivada na região Sul e Sudeste.cevada-em-grao-descascada-tostadaEm alguns lugares do mundo, como no norte de Portugal e em toda a Itália, o ‘café de cevada’ é um substituto muito popular do café.
A sugestão de preparo é três colheres (sopa) de cevada solúvel para uma xícara de bebida. Eu gosto de beber com leite quente sem lactose. Para mim, uma colher de chá já é o suficiente para uma bebida saborosa e bastante cremosa.

Atenção! A cevada possui o glúten em sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca.

Deixe um comentário