Pimenta-biquinho


A pimenta biquinho faz parte do grupo das pimentas aromáticas, ou de-cheiro. Pode ser encontrada em sacolões e supermercados in natura e, principalmente, conservada em água e vinagre. Ainda não há análise nutricional específica da pimenta-biquinho, mas tomando como comparação as outras pimentas tipo vermelhas-doces, podemos considerar que ela seja rica em sódio, fósforo, magnésio, cálcio, o betacaroteno (pró-vitamina A) e a vitamina C.

Comi pimenta-biquinho pela primeira vez em um bar aqui em BH. No começo, fiquei desconfiada da proposta da garçonete, mas quando chegaram as pimentinhas, caramelizadas, acompanhando um prato de carne… Hum, a boca enche d’água até hoje. Desde então, sempre que aparece a oportunidade, acrescentamos a pimenta-biquinho em algumas receitas. Agora, passamos a preparar conservas, para poder apreciar esta iguaria em saladas, molhos, etc.

Conserva de Pimenta-biquinho
Ingredientes
200 ml de vinagre branco
200 ml de cachaça
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal (opcional)
Pimentas selecionadas
Modo de preparo: Prepare uma calda com vinagre, cachaça, sal e açúcar, e leve essa mistura para ferver por 2 minutos. Branqueie as pimentas: coloque-as na água fervente e deixe-as ferver por cerca de 20 segundos. Retire-as da água e, imediatamente, transfira para um recipiente com água gelada. Em seguida, acondicione as pimentas em um vidro esterilizado e conclua com a calda quente por cima; se quiser enriquecer o sabor, acrescente à conserva dentes de alho ou cebola. Tampe o vidro e leve-o ao fogo, com a boca virada para baixo, em uma panela com água e uma flanela por baixo do vidro até ferver. Tire da água e somente depois leve a esfriar, para que o vidro não estoure. Deixe a conserva descansar, por uma semana, antes de começar a comer as pimentas. Com o passar do tempo, a pimenta-biquinho da conserva vai ficando cada vez mais macia e mais doce. Ótima para petiscos, saladas e o seu paladar quiser experimentar.

About these ads

10 Respostas para “Pimenta-biquinho

  1. EU TENHO UMS PEZINHOS DA PIMENTA PRO MEU USO MAIS TEM UMA DOENÇA Q TA DANDO UMA PINTA PRETA NO BIQUINHO ELA APODRECE E TEM UM BICHO COMENDO FICA CHEIO DE FARELOS DEBAIXO DO PÉ EU ADORO MAIS Ñ TEM COMO APROVEITAR NENHUMA………….

    • Olá Célia, obrigada pela visita.
      Realmente dói no coração da gente ver nossas plantinhas doentes…
      O ideal é que você procure uma flora ou alguma farmácia agroveterinária para que um especialista possa ajudá-la a tratar do seu pé de pimenta biquinho.
      Dê notícia quando conseguir recuperar a sua planta.
      Abraço e volte sempre!

      • Eh soh colocar cinza no pé de pimenta, pode ser aquela q sobra do carvão da churrasqueira. Mas tem que colocar bastante…

  2. quero saber se o pé de pimenta biquinho pode molhar todo o pé ou só embaixo.

  3. olá
    Gostaria de saber em que momento eu coloco o sal mencionado na receita, é colocado junto na calda? Obrigada. Maria josé

  4. olá, na hora que colocar o vidro para ferver, tem que ser agua ate cobrir o vidro, ou não?

    • Olá Maria,
      Obrigada pela visita. Que bom que você curtiu a receita.
      Sobre a sua dúvida, não, a água não precisa cobrir o vidro. Só precisa esquentar o vidro o suficiente para esterilizá-lo. Apenas tome cuidado para que o vidro não entre em contato direto com o metal da panela, se não ele racha. E espere o vidro esfriar completamente antes de guardar a conserva na geladeira.
      Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s